PERDIDOS NO ESPAÇO - Jonathan Harris


Morre Jonathan Harris, o Dr. Smith de Perdidos no Espaço


Billy Mummy (Will) e Jonathan Harris (Dr. Smith) em foto recente.

O ator Jonathan Harris, famoso por interpretar o personagem doutor Smith na série dos anos 60 Perdidos no Espaço faleceu dia 3 de novembro de 2002, na cidade de Encino, Califórnia (EUA).

Harris havia sido internado para tratar um problema crônico na coluna e teve parada cardíaca devido a um coágulo no coração.

Filho de imigrantes russos, Jonathan Charasuchin, seu nome verdadeiro, iniciou sua carreira em 1942, depois de tentar ser farmacêutico. Para conseguir seu primeiro papel, Harris falsificou um diploma e conseguiu alguns papéis pequenos até ser convidado a participar da série The Third Man. Também atuou animando as tropas no Pacífico, durante a Segunda Guerra Mundial. Mas seu grande papel foi mesmo o de Doutor Zaccary Smith na série Perdidos no Espaço.

Inicialmente, Smith seria um vilão secundário, que apareceria apenas no início da série sabotando o robô da nave e provocando uma pane nos equipamentos de navegação, mas sua atuação foi tão marcante que ele ganhou um papel fixo na série. Aos poucos, Dr. Smith, Will e o robô conquistaram o público e se tornaram o centro das atenções da série, desbancando até mesmo Guy William, então o grande astro, que vinha de uma série de muito sucesso da Disney, nada menos que o Zorro.

Em 1969, Jonathan Harris aterrissa em solo brasileiro e vai parar no programa de Hebe Camargo, na TV Record. Harris fez questão de conhecer o dublador brasileiro do Dr. Smith, Borges de Barros, e o convidou a visitar sua casa, em Hollywood, o que nunca aconteceu. O tradutor da conversa entre Harris e Borges de Barros foi Jô Soares.

Harris também participou de outras séries de sucesso na época como Terra de Gigantes, A Feiticeira (Prof. de piano), Agente 86, Academia do Espaço (Gampu), Ark II (Fagin), Ilha da Fantasia 98 (ele mesmo), Banana Split Show (voz do Dartagnan), Freekazoids (Prof. Jones), Meu Marciano Favorito (Tio Martin) Galactica - Batalha nas Estrelas (Lucifer), e, nos anos 90, emprestou sua voz ao mágico Manny, de Vida de Inseto, ao médico de bonecos de Toy Story I e ao faxineiro em Toy Story 2.

A morte de Harris é uma grande perda para os fãs da série que aguardavam ansiosos o remake de Perdidos no Espaço, que está em fase de produção. Havia uma expectativa de que ele fizesse uma participação especial no projeto.

Nascido no bairro do Bronx, na cidade de Nova York, filho de imigrantes judeus russos, Jonathan Charasuchin lançou-se na carreira artística como Jonathan Harris, personificando um ator tipicamente britânico, com gestos e sotaques impecáveis.

Quando lhe perguntavam se era procedente da Inglaterra, tinha sempre uma resposta cômica: "Não, queridos. Eu só sou afetado".

Harris se tornou um ator em 1942, depois de tentar ser farmacêutico. Durante a Segunda Guerra Mundial, atuou em espetáculos para tropas estacionadas no Pacífico.

Depois da guerra, voltou para Nova York e começou a trabalhar no teatro e na TV. Conseguiu seu primeiro grande papel no seriado da década de 1950 "The Third Man".

Mas foi no papel do falante e megalomaníaco doutor Smith de "Perdidos no Espaço" que Harris escreveu seu nome na história das artes dramáticas. Harris também participou de episódios das séries Terra de Gigantes (no papel de um mágico), A Feiticeira (como um professor de piano), Além da Imaginação, Agente 86, O Terceiro Homem, entre outros.

Nos últimos anos, Harris trabalhou com os estúdios de animação Pixar, emprestando sua voz única ao mágico Manny de "Vida de Inseto" e ao "médico" de bonecos em "Toy Story 2".

 

Mofolândia 2000 / 2012