PLANETA DOS MACACOS


Título original: The Planet of the Apes

A série Planeta dos Macacos foi criada pela CBS, em 1974, baseada no longa metragem de mesmo nome, de 1968. A série utiliza o mesmo argumento do filme. Três astronautas voltam de uma missão no espaço e descobrem que viajaram no tempo. Um deles morre na aterrisagem. O planeta Terra não é mais dominado pela raça humana, mas sim pelos símios. No topo da nova estrutura social da Terra estão os orangotangos: legisladores, políticos e sábios. Logo abaixo, veem os gorilas: soldados fortes e ferozes. Os chimpanzés ficam em terceiro plano, cuidando do trabalho pesado e em alguns casos de pesquisas em laboratórios ou como antropólogos e veterinários, estudando os humanos que sobraram.

É preciso dizer que os humanos, nesse novo cenário, são escravos e cobaias de experiências científicas.

Aldo Ursus Cornelius
Zaius
Urko

Apenas o doutor Zaius, um orangotango e o general Urko, um gorila, sabem do passado do planeta Terra. Os outros símios não sabem que o planeta, no passado, foi dominado pelos humanos. Isso até a chegada dos astronautas Virdon e Burke, que contam sua história a um chimpanzé, veterinário, chamado Galen, assistente do doutor Zaius, que auxiliá-os a fugir. Mas os chimpanzés mais conhecidos da saga são Cornélius e sua companheira, Zira. Os dois decidem auxiliar os humanos e participam de suas aventuras em busca do que sobrou da tecnologia humana.

A série fez tanto sucesso que inspirou a criação de um desenho animado, em 1975, chamado "De volta ao Planeta dos Macacos" que foi apresentado no Brasil, pela Rede Globo, no final dos anos 70.

 

Episódios do desenho

1 - Chamas da perdição
2 - Fuga da cidade dos macacos
3 - A profecia
4 - Túnel do medo
5 - O lago do perigo
6 - Terror na montanha de gelo
7 - Rio em chamas
8 - Vento sussurrante
9 - O julgamento
10 - Ataque das nuvens
11 - Missão de misericórdia
12 - A invasão do povo subterrâneo
13 - Batalha de titãs

Mofolândia 2000 / 2012