SÉRIES BRASILEIRAS


Título original: Séries brasileiras

  

Família Trappo

A família pioneira dos enredos da TV brasileira e a mais engraçada também, a Família Trapo foi criada por Nilton Travesso, Raul Duarte, Manoel Carlos e A de Carvalho com roteiros de Carlos Alberto de Nóbrega, Jô Soares e Manoel Carlos. Ronald Golias é Bronco Dinossauro, o cunhado de Otelo Trappo, chefe da família Trapo. Bronco não quer saber de pegar no batente e arma as maiores confusões quando o assunto é trabalho. A cada episódio, um convidado especial aparecia nos palcos do Teatro Record, entre eles Pelé, Jair Rodrigues, Ronie Von, Slvio Santos e mutos outros. A origem do nome da série vem do filme A Noviça Rebelde, onde existia uma família chamada Von Trapp. A série foi ao ar entre 1966 e 1972 pela TV Record. Em 1979 Ronald Golias voltou com o mesmo formato de programa na TV Bandeirantes. O programa chamava-se Super Bronco e ficou no ar por 2 anos.

Personagens da série: Bronco Dinossauro (Ronald Golias), Gordon (Jô Soares), Otelo Trappo (Otelo Zeloni), Helena Trappo (Renata Fronzi), Verinha (Cidinha Campos) e Sócrates (Ricardo Côrte-Real).

 

  

22-2000 Cidade Aberta

O ator José Lewgoy foi o protagonista da série 22-2000 Cidade Aberta, produzida pela Herbert Richers nos anos 60, que posteriormente virou um longa metragem com o ator jardel Filho no papel principal. As Aventuras do repórter Márcio Moura foram transportadas para os quadrinhos em 1966, um ano depois de passarem na Tv Globo. Na série, as armas usadas eram verdadeiras.

 

  

Vivaldo e Vivaldino

Vivaldo e Vivaldino eram dois mendigos vividos pelos atores Idelson Santos e José Maria Santos, que tentavam dar um golpe em qualquer pessoa que pudesse favorecer-lhes financeiramente. A série foi ao ar na TV Curitiba.


 

  
Ceará Contra 007
Jô Soares viveu o personagem Jaime Bonde nos anos 60, parodiando as histórias de James Bond. Na série, Jaime é um agente secreto e sua missão principal era impedir que a fórmula do Jabá Sintético fosse roubada pelas potências inimigas.

 

 

 

 

 

 

Audax

O ator Milton Rodrigues viveu o personagem Audax na TV brasileira nos anos 60. A série teve poucos episódios transmitidos.

 

 

 

 

 

 
Falcão Negro

Criado por Péricles Leal, o Falcão Negro era um super-herói inglês, aos moldes de Robin Hood, que lutava contra os ricos e auxiliava os pobres. No elenco: José Parisi (Falcão Negro) e Delly Azevedo (Lady Bela) na TV Tupi de São Paulo, e Gilberto Martinho (Falcão Negro)e Haydée Miranda (Lady Bela) na TV Tupi do Rio de Janeiro. A série também deu origem a um disco com a história inicial da série, interpretado pelos atores da versão carioca".

 

 

Colaboração de Jota Roberto nos textos e imagens
Mofolândia 2000 / 2008