SHAZAN, XERIFE E CIA


Título original: Shazan, Xerife e Cia

National Kid ao centro 

Em 1972 foi ao ar a novela O Primeiro Amor, na Rede Globo. Nessa novela, havia dois personagens, vividos por Paulo José e Flávio Migliaccio, que conquistaram a atenção da audiência. O sucesso foi tão grande que os dois ganharam sua própria série. Nascia Shazan, Xerife e Cia.
A série foi o primeiro Spin Off da TV brasileira. Spin Off são personagens que saem de uma história e ganham sua própria série.
Shazan e Xerife tinham um carro muito estranho, batizado de camicleta. A camicleta era parte fundamental dos episódios, tendo personalidade e vida própria. Em um dos episódios, Shazan e Xerife tentam transformar a camicleta em um veículo voador. Para isso utilizaram uma velha bicicleta e adaptaram um par de asas a ela.
Do automóvel mesmo só usaram o nome. Esse episódio chamava-se A Camicleta Voadora. A Camicleta foi baseada nos táxis que os palhaços de circo utilizavam, cheios de explosões e parte móveis, que se soltavam a medida que o veículo ia andando.

A série durou 3 anos e os personagens receberam uma homenagem 26 anos depois na novela "Era uma vez" de Walter Negrão, em 1998.


Inca Venusiano
Um episódio de Shazan, Xerife e Cia.
Inca Venusiano
Shazan e Xerife (à direita) na novela O Primeiro Amor


Mofolândia 2000 / 2012