OS TRÊS PATETAS

Título original: The Three Stooges

 

 

Quase todas as pessoas, em algum momento de suas vidas, tiveram contato com os Três Patetas, através da TV ou do cinema. Desde o dia em que os irmãos Howard (Moe e Shemp) resolveram entrar para o mundo das artes, nem um dia sequer os Três Patetas ficaram fora do ar. Sempre há um episódio de seus seriados, ou um longa metragem, sendo apresentado em algum lugar do mundo. Da mesma forma que Chaplin imortalizou o seu eterno personagem, o vagabundo; os Patetas imortalizaram o trio Moe, Larry e Curly, a formação mais conhecida e idolatrada pelos fãs. Mas também não menos importantes e criativos, havia Shemp, Joe e Curly Joe, os outros Patetas.

Os Três Patetas estiveram em atividade de 1930 até 1970, ininterruptamente, com cinco formações diferentes.

A primeira formação ocorreu em 1930, ainda com o nome Tedy Healey e os seus Patetas. Tedy Healey era um comediante da off-broadway que convidou Moe e Shemp para se juntarem ao seu número cômico. Shemp sairia em pouco tempo do grupo, sendo substituido por Curly, seu irmão mais jovem. Moe, Curly e Shemp eram irmãos. Com a morte de Curly em 1952, Shemp retornou ao grupo e ficou até sua morte em 1955, sendo substituido por Joe Besser que ficou pouco tempo no grupo, aventurando-se em uma carreira solo bem sucedida na TV. Em seu lugar entrou o último dos Patetas, Joe Derita, mais conhecido como Curly-Joe que se manteve no grupo até 1970, quando Larry faleceu. Moe ainda tentou substituir Larry, mas desistiu da idéia e esse foi o fim dos Três Patetas.

Além da série de TV e dos longa-metragens, os Três Patetas também estrelaram dois desenhos animados.

 
Desenho dos anos 60 feito pelos Estúdios Cambria 

O primeiro criado pelos Estúdios Cambria nos anos 60 chamava-se The New Three Stooges e mostrava o trio Moe, Larry e Curly em várias situações cômicas, mas foi o desenho da Hanna-Barbera, criado nos anos 70, chamado

 

 

 

 


Os Robobos da Hanna-Barbera

Os Robobos (The Robonics Stooges) que fez grande sucesso e era, pelas características, equivalente ao Inspetor Bugiganga (Inspector Gadget) dos anos 80. Quando o desenho estreou na TV em 1978, os Três Patetas originais já haviam morrido e eles não puderam colher os frutos desse grande sucesso.

 

 

 

 

Dubladores dos Hobbobos

Moe: Guálter França
Larry: Ionei Silva)
Curly: Orlando Prado
Triplo Zero: Mílton Luís

Mofolândia 2000 / 2012