Esportes

Djalma Santos

Djalma Pereira Dias dos Santos (1929–2013) foi um futebolista brasileiro, amplamente reconhecido como um dos maiores laterais-direitos da história. Bicampeão mundial com a Seleção Brasileira em 1958 e 1962, revolucionou a posição ao unir vigor defensivo e participação ofensiva, tornando-se referência técnica e tática no futebol internacional.

Carreira e clubes

Djalma Santos iniciou sua trajetória na Portuguesa em 1948, destacando-se pela força física e pelo cruzamento preciso. No clube paulista, conquistou dois Torneios Rio-São Paulo. Transferiu-se em 1959 para o Palmeiras, onde disputou quase 500 partidas e venceu três campeonatos estaduais. Encerraria a carreira no Atlético Paranaense, já nos anos 1970, tornando-se ídolo também no futebol paranaense.

Conquistas e legado

Titular nas Copas de 1962 e 1966, e melhor lateral-direito do torneio de 1958, Djalma Santos foi um dos poucos jogadores nomeados para três seleções ideais da FIFA (1954, 1958 e 1962). É lembrado por introduzir a projeção ofensiva dos laterais, influenciando gerações posteriores de jogadores brasileiros e estrangeiros.

Vida pós-futebol e falecimento

Após se aposentar, dedicou-se ao ensino esportivo e à administração pública em Uberaba, Minas Gerais, onde viveu até sua morte por pneumonia em 2013. Foi homenageado por clubes e torcedores como exemplo de disciplina, lealdade e amor ao futebol.

Biografia compilada pelo Mofolândia.

Comentários

Participe! Deixe sua lembrança ou opinião.

Carregando comentários…

Deixe seu comentário