Esportes

Gilmar dos Santos Neves

Gilmar dos Santos Neves (1930–2013), conhecido simplesmente como Gilmar, foi um goleiro brasileiro amplamente considerado um dos maiores da história do futebol do país. Foi bicampeão mundial com a Seleção Brasileira (1958 e 1962) e ídolo tanto do Sport Club Corinthians Paulista quanto do Santos Futebol Clube.

Carreira nos clubes

Gilmar iniciou-se no Jabaquara antes de transferir-se para o Corinthians em 1951, onde conquistou três Campeonatos Paulistas (1951, 1952, 1954) e o Torneio Rio–São Paulo (1953, 1954). Em 1961, ingressou no Santos, juntando-se a Pelé, Zito, Coutinho e Pepe. No “Peixe”, viveu uma era de glórias: venceu cinco Campeonatos Paulistas, cinco Taças Brasil consecutivas (1961–1965), duas Copas Libertadores e dois Mundiais Interclubes (1962, 1963).

Seleção Brasileira

Como goleiro titular, foi peça-chave nas Copas do Mundo de 1958 (Suécia) e 1962 (Chile), quando o Brasil conquistou seus dois primeiros títulos. Sua segurança e tranquilidade sob pressão tornaram-se símbolo da solidez defensiva da equipe que tinha Pelé e Garrincha no ataque. Disputou ainda a Copa de 1966, dividindo a posição com Manga.

Legado e falecimento

Aposentou-se em 1969 e depois atuou como dirigente esportivo e empresário. Sofreu um AVC em 2000 e faleceu em 2013, aos 83 anos. É lembrado como o “Pelé do gol”, referência máxima da posição no Brasil, homenageado por Corinthians, Santos e pela Confederação Brasileira de Futebol.

Ver também

Seleção Brasileira de Futebol Copa do Mundo FIFA de 1958 * Copa do Mundo FIFA de 1962

Biografia compilada pelo Mofolândia.

Comentários

Participe! Deixe sua lembrança ou opinião.

Carregando comentários…

Deixe seu comentário