Gilmar dos Santos Neves (1930–2013), conhecido simplesmente como Gilmar, foi um goleiro brasileiro amplamente considerado um dos maiores da história do futebol do país. Foi bicampeão mundial com a Seleção Brasileira (1958 e 1962) e ídolo tanto do Sport Club Corinthians Paulista quanto do Santos Futebol Clube.
Carreira nos clubes
Gilmar iniciou-se no Jabaquara antes de transferir-se para o Corinthians em 1951, onde conquistou três Campeonatos Paulistas (1951, 1952, 1954) e o Torneio Rio–São Paulo (1953, 1954). Em 1961, ingressou no Santos, juntando-se a Pelé, Zito, Coutinho e Pepe. No “Peixe”, viveu uma era de glórias: venceu cinco Campeonatos Paulistas, cinco Taças Brasil consecutivas (1961–1965), duas Copas Libertadores e dois Mundiais Interclubes (1962, 1963).
Seleção Brasileira
Como goleiro titular, foi peça-chave nas Copas do Mundo de 1958 (Suécia) e 1962 (Chile), quando o Brasil conquistou seus dois primeiros títulos. Sua segurança e tranquilidade sob pressão tornaram-se símbolo da solidez defensiva da equipe que tinha Pelé e Garrincha no ataque. Disputou ainda a Copa de 1966, dividindo a posição com Manga.
Legado e falecimento
Aposentou-se em 1969 e depois atuou como dirigente esportivo e empresário. Sofreu um AVC em 2000 e faleceu em 2013, aos 83 anos. É lembrado como o “Pelé do gol”, referência máxima da posição no Brasil, homenageado por Corinthians, Santos e pela Confederação Brasileira de Futebol.
Ver também
Seleção Brasileira de Futebol Copa do Mundo FIFA de 1958 * Copa do Mundo FIFA de 1962
