Política

Maguito Vilela

Luiz Alberto Maguito Vilela (1949–2021) foi um político e advogado brasileiro, filiado ao Movimento Democrático Brasileiro (MDB). Destacou-se como um dos principais líderes do partido em Goiás, tendo exercido os cargos de governador, senador, prefeito e deputado em diferentes esferas. Morreu em 13 de janeiro de 2021, vítima de complicações da covid-19, enquanto era prefeito eleito de Goiânia.

Carreira política

Maguito iniciou sua trajetória como vereador em Jataí (1977–1983) e depois foi deputado estadual (1983–1987). Participou da Assembleia Constituinte de 1988 como deputado federal. Foi vice-governador de Goiás na gestão de Iris Rezende (1991–1995) e governador do estado entre 1995 e 1998. Em seguida, foi eleito senador (1999–2007) e nomeado vice-presidente do Banco do Brasil em 2007.

Gestão municipal e legado

Como prefeito de Aparecida de Goiânia, conquistou grande popularidade pela expansão urbana e modernização da infraestrutura, sendo reeleito em 2012. Em 2020, venceu a eleição para prefeito de Goiânia mesmo hospitalizado com covid-19 e tomou posse de forma virtual. Após seu falecimento, o vice-prefeito Rogério Cruz assumiu o cargo.

Reconhecimento

Vilela é lembrado por sua habilidade conciliadora e pelo papel na consolidação do MDB em Goiás. Seu filho, Daniel Vilela, mantém o legado político da família, sendo figura de destaque no estado.

Biografia compilada pelo Mofolândia.

Comentários

Participe! Deixe sua lembrança ou opinião.

Carregando comentários…

Deixe seu comentário