Política

Major Olímpio

Sérgio Olímpio Gomes

Sérgio Olímpio Gomes (1962–2021), conhecido como Major Olímpio, foi policial militar, comentarista e político brasileiro. Ficou nacionalmente conhecido por sua atuação em pautas de segurança pública e por seu estilo combativo no Parlamento. Em 2018, foi o senador mais votado do estado de São Paulo pelo Partido Social Liberal (PSL) e faleceu em 2021, vítima da Covid-19.

Carreira na Polícia Militar

Ingressou na Polícia Militar de São Paulo em 1978 e serviu por 29 anos, alcançando o posto de major. Presidiu a Associação Paulista dos Oficiais da PM e defendeu melhorias salariais e estruturais para a corporação. Tornou-se conhecido como especialista em segurança e autor de livros sobre o tema.

Trajetória política

Eleito deputado estadual em 2006 pelo PV, destacou-se por defender os direitos dos policiais. Em 2014 chegou à Câmara dos Deputados e, em 2018, ao Senado, com mais de 9 milhões de votos. Teve uma guinada à direita, apoiando Jair Bolsonaro na campanha presidencial de 2018, embora posteriormente tenha se afastado do governo.

Atuação parlamentar

No Congresso, defendeu pautas conservadoras, o endurecimento penal e o combate à corrupção. Era favorável à redução da maioridade penal e ao armamento da população. Também se envolveu em polêmicas, como sua proposta de extinguir torcidas organizadas, que gerou atritos com clubes de futebol.

Falecimento e legado

Internado com Covid-19 em março de 2021, teve morte cerebral declarada aos 58 anos. Sua morte foi amplamente lamentada por colegas do Congresso e por lideranças políticas de diversos partidos, que destacaram seu espírito combativo e a defesa constante das causas policiais.

Biografia compilada pelo Mofolândia.

Comentários

Participe! Deixe sua lembrança ou opinião.

Carregando comentários…

Deixe seu comentário