Política

Mário Covas

Mário Covas Júnior (1930–2001) foi um engenheiro civil e político brasileiro, notável por sua atuação na redemocratização do país e por ter sido governador do estado de São Paulo entre 1995 e 2001. Fundador do Partido da Social Democracia Brasileira, destacou-se pela defesa da ética pública, austeridade administrativa e compromisso com a democracia.

Trajetória política

Covas iniciou a carreira política nos anos 1960, elegendo-se deputado federal pelo Partido Social Trabalhista. Após o golpe militar de 1964, participou da fundação do Movimento Democrático Brasileiro, principal oposição ao regime. Teve o mandato cassado em 1969 pelo Ato Institucional nº 5 e seus direitos políticos suspensos por uma década. Reabilitado, voltou à vida pública no fim dos anos 1970, sendo eleito senador em 1986 com votação recorde e líder do PMDB na Assembleia Constituinte de 1988.

Governo de São Paulo

Eleito governador em 1994 e reeleito em 1998, Covas priorizou o saneamento das finanças estaduais, programas de privatização e obras de infraestrutura, como a retomada dos hospitais de Pirajussara e Itapecerica e o início do Rodoanel Mário Covas. Também implantou o sistema de progressão continuada na rede de ensino e modernizou serviços públicos, incluindo o Poupatempo.

Legado e morte

Covas é lembrado como símbolo da social-democracia brasileira e da ética na política. Enfrentou o câncer de bexiga com notável firmeza, afastando-se do cargo apenas semanas antes de falecer, em março de 2001. Seu vice, Geraldo Alckmin, assumiu o governo. O legado de Covas se perpetua em instituições, obras públicas e no reconhecimento de sua integridade política.

Biografia compilada pelo Mofolândia.

Comentários

Participe! Deixe sua lembrança ou opinião.

Carregando comentários…

Deixe seu comentário