Esportes

Melânia Luz

Melânia Luz dos Santos (1928–2016) foi uma velocista brasileira e a primeira mulher negra do país a participar dos Jogos Olímpicos, representando o Brasil em Londres 1948. Figura pioneira no atletismo feminino, tornou-se símbolo da luta por representatividade e igualdade racial no esporte brasileiro.

Primeiros anos e formação

Filha de um policial militar e de uma dona de casa, Melânia cresceu no bairro do Canindé, onde o São Paulo FC mantinha sua sede. Incentivada pela paixão da família pelo clube, iniciou-se no atletismo sob orientação do técnico alemão Dietrich Gerner, o mesmo que treinou Adhemar Ferreira da Silva.

Carreira e Olimpíadas

Nos Jogos de Londres 1948, integrou a primeira equipe feminina brasileira de atletismo. Competiu nos 200 m rasos e no revezamento 4×100 m, prova na qual o quarteto brasileiro estabeleceu o recorde sul-americano (49 s). Três vezes medalhista sul-americana, Melânia destacou-se também em competições nacionais, conciliando treinos com o trabalho de técnica de laboratório.

Pioneirismo e legado

Primeira atleta negra a representar o Brasil em uma Olimpíada, sua trajetória desafiou barreiras raciais e de gênero em um cenário de forte desigualdade. Apesar de pouco reconhecida em vida, sua história foi resgatada por historiadores e jornalistas a partir de 2010, culminando em sua inclusão póstuma no Hall da Fama do COB em 2022.

Vida pessoal e últimos anos

Casou-se com Waldemir Osório dos Santos, atleta do Vasco da Gama, e manteve o vínculo com o esporte até a terceira idade, competindo em torneios máster e até no Mundial de Durban em 1997. Diagnosticada com Alzheimer, faleceu aos 88 anos. Hoje é lembrada como precursora da presença feminina negra no esporte olímpico brasileiro.

Biografia compilada pelo Mofolândia.

Comentários

Participe! Deixe sua lembrança ou opinião.

Carregando comentários…

Deixe seu comentário