Política

Wilma de Faria

Wilma Maria de Faria (1945–2017) foi uma professora e política brasileira, primeira mulher a governar o estado do Rio Grande do Norte. Reconhecida por sua trajetória pioneira e pela defesa da participação feminina na política, exerceu papéis de destaque em diferentes esferas do poder público.

Início da carreira

Wilma iniciou sua vida pública como primeira-dama do estado, ao lado do então governador Lavoisier Maia, coordenando o Movimento de Integração e Orientação Social (MEIOS). Professora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, ela combinou a atuação acadêmica com a militância política voltada à inclusão social e à educação.

Trajetória política

Eleita deputada federal constituinte em 1986, participou da elaboração da Constituição de 1988. Em seguida, foi prefeita de Natal por três mandatos (1989–1993; 1997–2002) e, em 2002, elegeu-se governadora do Rio Grande do Norte, sendo reeleita em 2006. No comando do estado (2003–2010), fortaleceu o PSB local e ficou conhecida como “a guerreira” por sua postura combativa e independente.

Últimos anos e legado

Após deixar o governo, concorreu ao Senado e à prefeitura em diferentes chapas, atuando também como vice-prefeita e vereadora de Natal pelo PTdoB (Avante). Faleceu em 2017 em decorrência de câncer no sistema digestivo. Wilma de Faria é lembrada como símbolo de liderança feminina e de inovação na política potiguar e nacional.

Biografia compilada pelo Mofolândia.

Comentários

Participe! Deixe sua lembrança ou opinião.

Carregando comentários…

Deixe seu comentário