Desenhos · 1963

Astroboy

"Astroboy" é um anime japonês criado por Osamu Tezuka, baseado em seu próprio mangá. Estreou no Japão em 1963 e é considerado a primeira série de TV em formato de anime de longa duração, sendo um marco histórico que definiu o estilo de animação que o mundo todo passou a conhecer como "anime".

História

Astroboy é um robô com aparência de menino, dotado de poderes incríveis, criado em um futuro em que humanos e robôs convivem. Apesar da força sobre-humana, ele tem um coração gentil e usa seus poderes para defender os mais fracos e lutar pela paz.

As histórias trazem aventuras de ação, mas também temas profundos que marcavam a obra de Tezuka, como o anti-belicismo, a preservação da natureza e a crítica à discriminação, ideias ligadas à infância do autor durante a Segunda Guerra Mundial.

Curiosidades

É amplamente considerado o primeiro anime de TV de longa duração da história. Estreou na Fuji TV no dia 1º de janeiro de 1963 e teve 193 episódios até o fim, em 1966. No auge, era assistido por cerca de 40% da população japonesa que tinha acesso à TV. Como o anime saiu mais rápido que o mangá, Tezuka teve que criar várias histórias originais só para a série.

Conteúdo compilado pelo Mofolândia.

Comentários

Participe! Deixe sua lembrança ou opinião.

Carregando comentários…

Deixe seu comentário