"The King Kong Show" foi uma série animada de televisão baseada de forma livre no filme "King Kong" (1933). Foi financiada pela Videocraft International (estúdio depois conhecido como Rankin/Bass), com animação feita no Japão pela Toei Animation. Tem importância histórica por ter sido a primeira série de anime produzida no Japão para exibição na TV dos Estados Unidos.
História
A série mostra o gigantesco macaco Kong, que se torna amigo da família Bond e parte com eles em diversas aventuras, enfrentando monstros, robôs, alienígenas, cientistas malucos e outras ameaças. Um episódio-piloto de 56 minutos estreou na rede ABC em 6 de setembro de 1966.
O programa, com duração de 30 minutos, era dividido em três segmentos: um desenho de King Kong, um desenho da série "Tom of T.H.U.M.B." e um segundo desenho de King Kong. A série foi exibida na ABC de 1966 a 1969.
Curiosidades
Foi a primeira série de anime produzida no Japão para o mercado de televisão dos Estados Unidos (sem contar os especiais natalinos em stop-motion da Rankin/Bass, também animados no Japão). Resultou de uma colaboração entre a Rankin/Bass (de "Rudolph, a Rena do Nariz Vermelho") e a Toei Animation (de "Dragon Ball Z"). Serviu de base para o filme japonês "King Kong Escapes", da Toho, no qual a Rankin/Bass também colaborou. O piloto foi posteriormente dividido em duas partes e exibido como os episódios 25 e 26 da série.
