
Ficha técnica
Sinopse de Duas Vidas
A história completa da novela de 1976.
A desapropriação de ruas para as obras do metrô no bairro do Catete, no Rio de Janeiro, afasta vidas que estavam entrelaçadas havia anos. Entre elas, a dos noivos Leda Maria e Dino. Ele a deixou às vésperas do casamento, indo para São Paulo tentar a carreira de cantor. Abalada, Leda concordou em se casar com Tomás, que há tempos a cortejava. O casal passou a morar com a família dele: o pai Menelau Palas, um senhor grego, dono de uma agência de casamentos, e o irmão Valdo, um sonhador que vive metido em confusões.
Ciumento, Tomás controlava a vida de Leda, desconfiando de todos. Em um baile de carnaval, acabou se envolvendo em uma briga por causa dela. Instalada a confusão, ele saiu correndo do clube, foi atropelado e morreu. Viúva e com o pequeno Téo para criar, Leda se aproxima de Dona Rosa, uma espécie de conselheira do bairro. Apesar de viver bem financeiramente, a senhora adora o Catete e é uma das pessoas mais inquietas com a ameaça de demolição para as obras do metrô, esforçando-se por manter a união dos moradores.
A proximidade entre Leda e Rosa se fortalece pelo fato de o filho da idosa, Vitor Amadeu, ter sido amigo do pai de Leda. Médico, Vitor se preocupa com a comunidade, assim como a mãe, e mantém um programa de atendimento gratuito aos mais pobres. No começo, Vitor se preocupa com a situação delicada de Leda e, dessa preocupação, acaba surgindo um amor. Trata-se, porém, de uma relação tensa. Leda e Vitor casam, separam e voltam a ficar juntos, crise sempre agravada pela presença de Dino.
Fracassado em sua tentativa profissional, Dino quer recomeçar a vida e retomar o noivado com Leda como se nada houvesse acontecido. Ao mesmo tempo, lança mão de todos os artifícios possíveis para alcançar o tão desejado sucesso como cantor. Por meio de uma farsa, aproxima-se da temperamental Cláudia, dirigente da gravadora Danúbio, e acaba se envolvendo com ela, atingindo o seu objetivo. Contudo, ao mesmo tempo que Cláudia tem o poder de consagrar Dino, também é capaz de arruinar sua carreira.
Nesse intervalo, Sônia, única filha de Menelau, mulher madura e solitária, apaixona-se pelo garotão Maurício, amigo de Dino e da turma do Catete, rapaz bem mais novo e "cuca fresca". Juntos, eles têm de enfrentar o preconceito e as dificuldades dessa relação para permanecerem unidos, inclusive contra a oposição de suas famílias. Enquanto isso, as demolições no Catete têm início e os moradores, liderados por Dona Rosa, deixam o bairro, espalhando-se e indo viver em outros lugares.
- núcleo de LEDA MARIA (Betty Faria), mulher batalhadora, forte, passional, orgulhosa, de atitudes muitas vezes consideradas individualistas. Abandonada por seu grande amor às vésperas do casamento, acabou unindo-se a outro homem, com quem teve um filho, mas que no fundo não amava. Oito anos depois, enviuvou, no momento que a antiga paixão retorna, balançando consigo. Dá um duro danado para criar sozinha o filho pequeno, com quem tem uma relação de afeto e cumplicidade. Desperta a paixão de um médico que poderia dar-lhe a segurança que tanto almeja:
o marido TOMÁS (Cecil Thiré, participação), sujeito ciumento e agressivo, de caráter dúbio. Rouba o dinheiro da indenização que seu pai recebeu do governo e foge com a amante, abandonando a família. Acaba retornando sem o dinheiro. Morre atropelado por um carro, no início da trama
o filho pequeno TÉO (Carlos Poyart), menino afetuoso, inteligente e extrovertido. Adora a mãe e tenta, à sua maneira, protegê-la
a amante de Tomás, NANÁ (Arlete Salles), uma vigarista, mulher interesseira com quem ele trabalhava em uma fábrica de massas. Convenceu Tomás a fugir com o dinheiro do pai dele e depois o roubou. A única pista que a família tem é um nome falso: GILDA , com o qual Naná se identificou por telefone.
- núcleo de VITOR AMADEU (Francisco Cuoco), bem-sucedido médico cirurgião, homem sério, capaz de qualquer gesto para ajudar o próximo. Porém exigente, um tanto intolerante e solitário. Além de ser diretor de um hospital, mantém um consultório anexo à sua casa, onde tem um programa de atendimento gratuito. Envolve-se com Leda Maria, com quem preocupa-se em demasia, pois fora grande amigo de seu pai. Contudo, as atitudes dela acabam por afastá-lo:
a mãe DONA ROSA (Elza Gomes), viúva, senhora idosa, mas ativa, sempre pronta a ajudar os filhos e os amigos. Apesar da boa situação financeira, nunca pensou em deixar a casa no bairro carioca do Catete, onde mora há anos com a família. Com a desapropriação da rua para a construção de uma estação do metrô, assume a responsabilidade de encontrar outro lugar para todos morarem
a irmã de criação JULIANA (Christiane Torloni), estudante de Medicina, trabalha em seu consultório. Foi criada por Rosa, já que sua mãe biológica a deixou em sua casa ainda bebê. Problemática, desconfia que Vitor seja seu pai e cobra-lhe a verdade, mas ele nega veementemente. Sua mãe aparece: uma ex-atriz com quem Vitor envolveu-se no passado. Porém, seu pai é outro homem. Está noiva, mas sempre adia o casamento por achar que o noivo não compreende suas atitudes
os amigos médicos: SARA (Neuza Amaral), apaixonada por ele, não compreende os motivos que o levam a permanecer solteiro,
e JORGE (Antônio Ganzarolli), sempre pronto para ajudá-lo
a amiga de Dona Rosa, ELIZA (Ruth de Souza), professora e assistente social, mantém um colégio em uma casa alugada a preço irrisório, onde também mora. É prejudicada pela desapropriação da rua, uma vez que não tem direito à indenização e dificilmente encontrará um lugar nas mesmas condições para instalar sua escola
a empregada AURORA .
- núcleo de DINO BARBOSA (Mário Gomes), aspirante a cantor, namorado de Leda Maria desde a adolescência. A fim de tentar a carreira, abandonou Leda às vésperas do casamento e partiu para São Paulo. Sem ter obtido êxito, retorna oito anos depois disposto a reatar com Leda, como se nada tivesse acontecido. É capaz de tudo para alcançar o sucesso como cantor, inclusive enganar e ludibriar. Promovido por uma gravadora, lançado com o nome artístico DINO CÉSAR , tem uma ascensão meteórica, que acompanha o fim de sua relação com Leda. Porém o deslumbramento, os excessos e a distância de Leda fazem sua carreira entrar em declínio:
os pais: RAUL (Alberto Perez), proprietário de um conhecido bar-restaurante no Catete, outrora frequentado por políticos e intelectuais, mas hoje decadente. Não se conforma com a desapropriação de seu empreendimento para a construção da estação de metrô,
e VIRGÍNIA (Heloísa Helena), responsável pela comida do restaurante. A notícia da desapropriação da rua provoca um grande abalo em sua saúde mental, obrigando-a a afastar-se do trabalho. Ama os filhos e tenta defendê-los
o irmão TÚLIO (Flávio Migliaccio), mais velho, solteiro. Um tipo esquentado, é o principal apoio dos pais nos momentos mais difíceis. Ajuda no restaurante da família, além de trabalhar em uma agência de casamentos
o garçom no restaurante OLIVEIRA (Augusto Olímpio), sujeito "come quieto", com quem Túlio vive se desentendendo. Com o tempo, comprará o restaurante da família, passando de empregado a patrão.
- núcleo de CLÁUDIA (Susana Vieira), mulher bonita e charmosa, viúva de Rômulo, que fora um famoso cantor. Teoricamente, é a chefe de relações públicas da gravadora Danúbio, de propriedade de sua sogra. Entretanto, na prática, assumiu quase toda a responsabilidade da gravadora, que passa por uma séria crise. À procura de novos talentos para lançar no mercado fonográfico, conhece Dino, com quem acaba se envolvendo, e o lança no cenário musical. A princípio, Dino faz sucesso, porém, por causa de seu amor por Leda, a relação com Cláudia desaba e, em consequência, sua carreira também:
a sogra LEONOR (Laura Soveral), mãe de Rômulo, morto prematuramente em um acidente aéreo. Incapaz de superar a morte do filho, é uma mulher triste, obcecada em cultuar a memória dele. Proprietária da gravadora Danúbio, entregou a direção dos negócios à nora. Veladamente controla Cláudia e não permite que ela se relacione com outros homens. Dino, sabendo da condição de Leonor em relação ao falecido filho, aproxima-se dela apresentando-se como um amigo de Rômulo e conquista a sua confiança. Ela por sua vez, encanta-se por ele, por enxergar em Dino o filho morto
o amigo de Rômulo, LUIZ CARLOS (Navarro Puppin), com quem Cláudia namorou escondida de Leonor. Sem saber, ajudou Dino em sua farsa para aproximar-se de Leonor
os funcionários da gravadora: SANDRA (Samantha Schuller), secretária; MANUEL (José Raimundo)
e VILAR (Eliano Medeiros), que passa a cuidar carreira de Dino César quando Cláudia desentende-se com ele. Envolve-se com Juliana
o copeiro na casa de Leonor, BRAGA (Silvio Fróes).
- núcleo de MENELAU PALAS (Sadi Cabral), septuagenário, pai de Tomás, avô de Téo. Grego, viúvo, há 50 anos é dono da agência de casamentos onde Túlio trabalha, empreendimento que quase não gera lucro, atendendo majoritariamente uma clientela madura e solitária. Um dos mais antigos moradores do Catete, tem sua propriedade desapropriada por conta das obras da estação de metrô, o que o abala profundamente, já que precisará largar o negócio de uma vida inteira. É vítima de Tomás, que rouba o dinheiro de sua indenização e foge. Sem dinheiro e sem ter para onde se mudar, une-se à nora Leda Maria, que ficou viúva:
os outros filhos: HEITOR (Moacyr Deriquém), vive em São Paulo, onde estabeleceu-se. Mantém-se alheio aos problemas do pai. Convida Menelau a morar consigo, mas ele, teimoso, se nega energicamente a deixar o Rio,
OSVALDO , o VALDO (Luis Gustavo), um sujeito sonhador, refém de suas fantasias. Divorciado, acredita que a única maneira de manter o amor de sua filha é por meio de mentiras. Por isso, intitula-se um rico fazendeiro, contraindo despesas muito além do que consegue arcar com o que ganha no jogo ou em pequenos serviços. Torna-se empresário de Dino César. Apaixona-se por Naná, sem saber que ela foi amante de seu falecido irmão Tomás,
e SÔNIA (Isabel Ribeiro), gerente de uma agência de turismo, mora sozinha em um apartamento na Zona Sul. Mulher madura, solteirona, evita relacionamentos amorosos, mas sofre com a solidão. Acaba se envolvendo com um rapaz bem mais jovem e enfrenta uma série de problemas, porque ele já era noivo e por causa do preconceito de seus familiares
a neta LETÍCIA (Glória Pires), filha de Valdo, adolescente mimada. Sabe que o pai é capaz de tudo para satisfazê-la e aproveita-se disso, acreditando que ele seja um milionário
a ex-mulher de Valdo, ZULEICA (Vera Gimenez, participação), mãe de Letícia, com quem ele tem não tem contato por ela evitá-lo ao máximo. Citada durante toda a trama, aparece no último capítulo para reatar com Valdo
os inquilinos que alugam um quarto em sua propriedade: JOSÉ (Luís Vasconcelos), de saúde frágil, e a mulher FRANCISCA (Leda Borba)
a empregada MARIA (Renata Rayan).
- núcleo de MAURÍCIO (Stepan Nercessian), amigo de Dino e Túlio, seus vizinhos no Catete. Trabalha como técnico de som na gravadora Danúbio. Desligado de problemas maiores, seu principal compromisso é com a noiva Juliana, com quem vive se desentendendo. Acaba apaixonado por Sônia, uma mulher mais velha, e enfrenta os problemas dessa relação, além de sentir-se incapaz de terminar com Juliana:
o pai SENA (Hélio Ary), um dos moradores mais antigos do Catete, dono de uma pequena fábrica de móveis. Sente-se o mais prejudicado pela desapropriação, encarando o metrô como uma perseguição pessoal. Terminantemente contra a relação do filho com Sônia, faz o possível para afastá-lo dela
a madrasta IVONE (Maria Lygia), funcionária da fábrica de móveis a quem Sena se une.
- núcleo da agência de casamentos de Seu Menelau, onde Túlio trabalha:
a secretária SHIRLEY (Yaçanã Martins), dedica-se a pensar em formas de divulgar o serviço, preocupada em evitar o fechamento do negócio
os clientes: VERA (Isolda Cresta), deseja casar-se com um homem bonito, com todas as qualidades morais e físicas de um herói romântico. Mal percebe que é admirada por Túlio,
e GENTIL PAULINO (Alegria), dos candidatos mais exigentes. Desiste de todas as pretendentes, pois sempre encontra um defeito, por mais insignificante que seja.
- núcleo de MADAME JULIANA XAVIER (Ana Ariel), mãe biológica de Juliana, com quem Vitor teve um caso no passado, apesar da diferença de idade entre os dois, já que ela é bem mais velha. Atriz e vedete, deixou a filha para Dona Rosa criar. Reaparece depois de décadas, agora rica, mulher de um milionário:
a filha ALBA (Ana Maria Blota), que teve com o milionário. Adolescente autista de quem sua meia-irmã Juliana cuida e fica amiga
o pai biológico de Juliana (filha), EUGÊNIO MALTA (Francisco Moreno, participação), que fora amigo de Vitor. Homem doente, com pouco tempo de vida.


