
Ficha técnica
Sinopse de Sete Vidas
A história completa da novela de 2015.
Miguel (Domingos Montagner) conhece Lígia (Débora Bloch) e se apaixona por ela, mas, solitário e arredio, sente-se incapaz de se render a esse amor. Para escapar da força dos próprios sentimentos, embarca em uma expedição à Antártica sem data marcada para voltar. Nos mares gelados, Miguel sofre um acidente e é dado como morto, enquanto Lígia, convencida de que o perdeu, descobre estar grávida.
Na mesma época, Júlia (Isabelle Drummond), uma jovem concebida por inseminação artificial, tem em mãos o número de registro de seu doador anônimo e descobre pela internet que tem um meio-irmão, Pedro (Jayme Matarazzo). Os dois se encontram por acaso, sem saber quem são. Daquele breve mal-entendido nasce uma atração mútua, que os leva a iniciar uma convivência carregada pelo peso desse amor aparentemente impossível.
Júlia e Pedro escrevem uma carta ao doador, o pai biológico de ambos, que é aberta por Lígia, esposa dele e, a essa altura, supostamente viúva. Grávida de um meio-irmão dos dois jovens, Lígia decide conhecê-los. Nesse encontro, ela conhece Vicente (Ângelo Antonio), pai de criação de Pedro. Ao longo de meses de convivência, surge um envolvimento entre eles. Certa de ter achado um companheiro e um pai para seu filho, Lígia aceita se casar com Vicente.
Na Antártica, Miguel é resgatado por um pesqueiro, mas, sem se lembrar do próprio nome ou de sua origem, é acolhido por uma colônia de pescadores. Um ano depois, as recordações o trazem de volta ao presente. Ao retornar ao Brasil, Miguel descobre que Lígia está casada e que o marido dela é pai de criação de um de seus dois filhos biológicos, gerados a partir de uma doação que ele fizera no passado.
Uma entrevista de Pedro e Júlia sobre a história dos meios-irmãos é publicada e faz surgir mais um meio-irmão: Bernardo (Guilherme Lobo). Carente de uma figura masculina, Bernardo recebe Pedro e Júlia com desconfiança. A pedido da mãe, Marlene (Cyria Coentro), o rapaz viaja ao Rio de Janeiro com os meios-irmãos. Bem acolhido na casa de Pedro, Bernardo aos poucos passa a vê-lo como a referência paterna que tanto lhe faltava.
Dias depois, a mesma publicação fará a família crescer ainda mais: Laila (Maria Eduarda Carvalho) e Luís (Thiago Rodrigues), filhos do casal formado por Esther (Regina Duarte) e Vivian, já falecida, procuram os irmãos. Laila e Luís têm temperamentos opostos: ela é debochada, impulsiva e incapaz de se manter num mesmo relacionamento, cidade ou emprego; ele é um advogado sério e responsável, que há anos sustenta um casamento desgastado.
Existe ainda um sétimo filho: Felipe, criado na Argentina por um argentino e uma brasileira. Ele está no Rio para tratar de um problema de saúde. A tão esperada convivência entre os sete novos meios-irmãos, no entanto, logo será abalada: sem conseguir conter o que sentem um pelo outro, Pedro e Júlia acabam cedendo a um beijo que os separará. Tomados pela culpa, concluem que não devem mais conviver.
- núcleo de MIGUEL (Domingos Montagner), oceanógrafo, homem marcado por uma tragédia em seu passado. Solitário e esquivo, faz questão de manter-se livre de laços ou amarras. Em uma expedição à Antártica, sofre um acidente e é dado como morto. É resgatado quase sem vida, incapaz de lembrar-se do próprio nome ou origem. Acolhido por uma colônia de pescadores, aos poucos vai juntando peças que o trazem de volta até o momento presente e ao Brasil. É quando descobre que tem sete filhos, seis deles gerados por inseminação artificial, devido a uma doação anônima de sêmen que fizera na juventude. Sai do exílio emocional através dos filhos biológicos que “invadiram” sua vida:
a amada LÍGIA (Débora Bloch), jornalista, se apaixonou por ele antes da partida para a Antártica. Durante o desaparecimento de Miguel, descobriu-se grávida e deu a luz a JOAQUIM (Bernardo Berruezo). Miguel não sabia da existência desse filho até seu retorno ao Brasil, quando reencontra Lígia casada com outro homem, que cria o seu filho. Lígia refez sua vida, já que acreditava que Miguel estava morto. Neste ínterim, descobriu que Miguel tem seis filhos gerados por inseminação artificial, espalhados e que não se conhecem. Reúne e acolhe com afeto os filhos biológicos de Miguel e escreve um livro sobre eles
o melhor amigo LAURO (Leonardo Medeiros), tem um casamento harmonioso, mas acomodado. Viu seu mundo desmoronar quando a esposa decidiu se separar para viver uma paixão
a mulher de Lauro, ISABEL (Mariana Lima), terapeuta de casais reconhecida por ressuscitar casamentos agonizantes, não conseguiu salvar o próprio matrimônio. Acabou se envolvendo com um paciente e se separou para viver essa paixão
a namorada MARINA (Vanessa Gerbelli), jovial e independente, leva a vida viajando e escreve para revistas e sites de turismo. Miguel a encontra em Fernando de Noronha, depois de ter retornado ao Brasil, e juntos vivem uma relação intensa, porém fugaz.
- núcleo de VICENTE (Ângelo Antônio), dono de um estúdio de gravação. Apaixonou-se por Lígia e viveu uma história de amor com ela, assumindo o filho dela com Miguel como seu. Mas pulou fora da relação quando entendeu que o coração de Lígia batia forte pelo oceanógrafo:
o filho de criação PEDRO (Jayme Matarazzo), rapaz íntegro e honesto. Conheceu Miguel em Fernando de Noronha, de quem ficou muito amigo, e acabou descobrindo que ele é seu pai biológico
a mãe IARA (Walderez de Barros), que dava preferência ao seu irmão caçula, fazendo-o sustentá-lo
o irmão ARTHURZINHO (André Frateschi), superprotegido pela mãe, não trabalha pois acredita que um dia será uma grande músico. É sustentado pelo irmão
a cunhada VIRGÍNIA (Fernanda Rodrigues), esposa de Arthurzinho que se separa dele quando descobre que ele tem um filho fora do casamento
a namorada de Pedro, TAÍS (Maria Flor), mergulhadora que conheceu em um instituto de pesquisa em Fernando de Noronha, com quem se envolveu e teve um filho, mas a relação não foi adiante
a namorada LUÍSA (Eline Porto), amiga de Taís, cantora com quem se envolveu após o fim de sua relação com Lígia.
- núcleo de IRENE (Malu Galli), irmã de Lígia, publicitária workaholic , se separa do marido porque só tem olhos para o trabalho. Por causa da carreira, adiou a maternidade. Ao repensar a vida, deseja adotar o filho de uma funcionária que está grávida:
a mãe DÁLIA (Selma Egrei), mulher com dificuldades em demonstrar afeição, tem uma relação difícil com as filhas
o ex-marido CAIO (Fernando Alves Pinto), se separaram porque ela não desejava ter filhos e só pensava em trabalho, mas ele ainda a ama
a funcionária da empresa onde trabalha DIANA (Bianca Comparato), vê desmoronarem os seus sonhos de estudar e escapar da vida sacrificada por causa de uma gravidez indesejada. Recém-saída da adolescência e sem apoio, acerta com Irene de entregá-la seu filho quando ele nascer. Porém, muda de ideia diante da maternidade, para o desespero de Irene.
- núcleo de JÚLIA (Isabelle Drummond), moça solidária e de bom coração. Ao descobrir que não é filha daquele que pensava ser seu pai, ouve da mãe que foi gerada via doação anônima de sêmen. Acredita ser filha biológica de Miguel. Conhece Pedro, também filho de Miguel, e os dois se apaixonam sem saber desse laço. Ao se saberem filhos do mesmo pai, sublimam esse amor e se separam. Ao longo da trama, Júlia descobre que na realidade não é filha de Miguel e poderá assim viver seu amor por Pedro:
a mãe MARTA (Gisele Fróes), dona de um bufê de renome. Fútil, egoísta e sem escrúpulos, não mediu esforços para enriquecer. Ao engravidar de Júlia em uma relação extraconjugal, mentiu para o marido, estéril, e fingiu ter recorrido a uma fertilização com sêmen de doador. Ficou viúva e anos depois se casou novamente, por conveniência. Consequentemente, a relação não vingou
o marido da mãe, ERIBERTO (Fabio Herford), leiloeiro, culto, gentil e refinado, ao longo da trama se separa de Marta, de gênio completamente oposto
o cliente e amigo de Marta, RENAN (Fernando Eiras), que vai se envolver com Eriberto
a sócia de Marta no buffet, HELÔ (Sylvia Massari)
o noivo de Júlia, no início, EDGARD (Fernando Belo).
- núcleo de ELISA (Leticia Colin), prima e melhor amiga de Júlia. Portadora de dislexia, trabalhou como modelo, mas abandonou a carreira após parar no hospital por conta de inibidores de apetite que tomava para emagrecer. Após o incidente, passou a investir somente na faculdade de Medicina:
a mãe GUIDA (Cláudia Mello), irmã de Marta. Dedicou seus melhores anos à criação da filha doente nunca sobrando, portanto, tempo ou recurso para que pudesse cuidar de si. Precocemente viúva, viu-se obrigada a trabalhar com a irmã, submetendo-se, deste modo, a seus abusos, até que, finalmente, conseguiu se libertar do jugo e recuperar sua dignidade e autoestima
o vizinho ANÍBAL (Luiz Serra), viúvo e recém-aposentado. Inconformado com os problemas decorrentes da velhice. Guida interessa-se por ele e, ao conquistá-lo, iniciam uma relação de afeto e companheirismo
a vizinha SORAYA (Simone Soares), mulher jovem e bonita, sensual e independente. Guida não a suporta porque Aníbal tem uma queda por ela e acha que ela corresponde, o que não é verdade
a empregada ROSA (Thais Garayp), fiel escudeira de Guida, ajudou a patroa a retomar sua autoestima e conquistar Aníbal.
- núcleo de LUÍS (Thiago Rodrigues), advogado, um tipo sério e formal. Filho de um casal de mulheres, tem uma irmã gêmea com a qual foi gerado por inseminação artificial. Cresceu em uma família amorosa, porém pouco convencional. Vivia uma relação descompassada com a mulher. Apaixonou-se por Isabel e se libertou do casamento falido, mas o namoro com a terapeuta foi efêmero. Encontrou os meios-irmãos por parte do pai biológico e criou laços de família com todos:
a mulher BRANCA (Maria Manoella), consumista, fútil, conservadora e preconceituosa. Acabaram se separando, por vontade dele, por causa da relação desgastada
a mãe de criação ESTHER (Regina Duarte), independente, libertária, recusava-se a se curvar ao preconceito e à convenção. Foi casada com Vivian, já falecida. Atuava em uma ONG para crianças com talentos especiais
a irmã gêmea LAILA (Maria Eduarda Carvalho), o oposto dele: irreverente, sedutora e instável, levava uma vida descompromissada, sempre às voltas com o homem errado e se metendo em enrascadas. Adepta do “sincericídio”, vivia se desentendendo com os meios-irmãos
os filhos pequenos: SOFIA (Milena Melo), por influência da mãe, de comportamento consumista e esnobe,
e LUCA (Gabriel Palhares), menino amável e sensível.
- núcleo de BERNARDO (Guilherme Lobo), garoto introspectivo e problemático. Descobriu os meios-irmãos por parte de seu pai biológico, Miguel, que desconhecia, e acabou formando uma nova família com eles. Apaixonou-se por Elisa, mas não foi correspondido. Não conseguia conviver com o namorado da mãe e saiu de casa para morar com Pedro, com quem desenvolveu uma forte relação já que ele supria a ausência paterna:
a mãe MARLENE (Cyria Coentro), professora de rede pública, mulher de origem humilde, trabalhadora e honesta
o namorado de Marlene, DURVAL (Cláudio Jaborandy), cujo relacionamento não deu certo pois ele era viciado em jogo. Usava o dinheiro da companheira para apostar.
- núcleo de FELIPE (Michel Noher), rapaz brasileiro, gerado via inseminação artificial, que vivia na Argentina. Teve uma doença rara no fígado que exigiu um transplante de um parente próximo e, por conta disso, acabou conhecendo seus meios-irmãos por parte de pai biológico. Foi socorrido por Miguel, que saiu do anonimato para salvar a vida do filho que não conhecia. Viveu uma paixão com Júlia quando ela e Pedro estavam separados, mas a relação não durou muito:
os pais de criação DIEGO VIEGAS (Jean-Piérre Noher), argentino, e BEATRIZ (Lígia Cortez), brasileira.



